quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Do que pertence ao seu próprio jardim


E pra cada momento da sua vida, um personagem. Já foi a namorada perfeita. A mais inteligente no trabalho. A mais divertida da turma. A boazuda da cidade. A bronzeada da vez. Você não curte drogas. Nem tem barriga grande. Já leu mais de centenas de livros e tem um papo legal. Inventa uma armadura ou fantasia invisível que vai te levar pro trono. Que vai te ajudar a se envolver com o cara bonitão. Que vai te fazer ganhar o dia com seu chefe e por ai vai. Fantasias que vão te dando 'prêmios'...

Você sempre prester a ouvir. Você sempre faz o que esperam que você faça. Você segue mais seu coração do que sua razão porque foi o que disseram pra fazer. E fica esperando o grande amor nas noites de lua bonita e nas outras também. Você fica sempre esperando. Tudo muito previsivel. Afinal, você ja sabe onde vai acabar. Melhor, você não sabe de nada. Você não tem contrloe da sua situação. Você é controlada!

Vamos lá então rasgar a fantasia. Tirar as máscaras. Pedir licença pra você mesma. Que você não é só sorrisos. Que você também gosta de colo. Que você pode ser a inteligente, a divertida, a namorada nem tão perfeita, a boazuda, mas que você pode continuar sendo você. Cheia de qualidades e defeitos, mas que são só seus. Cheia de vontade de gritar. De jogar tudo pro alto.

Você precisa de verdades. De mostrar aos outros e a si mesma que ser você já é ser digna de uma vida feliz. Sabe por que? Por que você tem valores. Os seus valores. E o primeiro passo pras pessoas te encararem com respeito, seja seus amigos, pais, chefes ou o bonitão que você ta a fim, é ser você mesma. E com muita força. É você ser dona da sua postura pra conduzir a sua vida. E não ser conduzida pelos outros.

Porque quando as coisas costumam dar errado, você culpa o destino. Inventa coisas. Mas na verdade nunca olha pra você. Mais uma vez. Usa o destino como consolo. E fala pra você mesma: Era pra ser assim. Não era pra ser. Se tiver que ser meu... Tudo o destino justifica. Excluindo toda sua culpa, mas também todo mérito.

Dai você acredita e fica esperando que o destino é que vai arrumar sua vida. Que vai fazer você seguir. Espera que o sapo vire príncipe. Ou que o bonitão te assuma e pare de inventar desculpas pra não te namorar.Você espera que todas as suas invenções façam jus à realidade. Que o destino seja mesmo o remédio pros seus males. E perde um pouco a paz. A paz de ser você sem medo.

Paz é uma sensação de dever cumprido. De aceitação. De ver o seu melhor ser aceito, sem brigas. Paz são olhos de mãe te observando com admiração. É ter respeito. E paz não tem nada a ver com destino. Esse que você espera que te entregue seus planos e suas esperas na palma da sua mão. Paz é o plantio de boas ações. É o cuidado com as palavras. É a paciência no meio da tormenta. Paz é uma sensação para poucos.

É uma sensação que não é quente, não é frio e muito menos morno. Te faz leve e segura. Segura pra dizer que suas verdades mudam com o tempo. Mas seus valores não.

Vanessa Leonardi

Nenhum comentário:

Postar um comentário